PandiniGP

Automobilismo, motociclismo, música, política, cinema, história... Este é um espaço para compartilhar ideias, opiniões, imagens, sonhos e loucuras. Divirta-se!

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista nascido em Santos - safra 1968 - e radicado em São Paulo desde 1985. Twitter: @pandinigp. "A única diferença entre um louco e eu é que eu não sou louco." (Salvador Dalí)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

LA MOSCA BLANCA - NÚMERO 150: BATMÓVEL JAPONÊS

.
Falar da Maki não é exatamente algo original. Muitos já conhecem a história, ou pelo menos ouviram falar, da equipe japonesa que entre 1974 e 1976 inscreveu-se esporadicamente em GPs de F1.
.
A foto acima é a melhor que já vi do primeiro Maki, o F101 de 1974, em sua configuração. Ao volante está o neozelandês Howden Ganley. Não fossem pelas rodas descobertas, poderia tranquilamente ser considerado um esporte-protótipo. A abundância de curvas e formas fez com que o Maki F101 recebesse o apelido de "Batmóvel". Os testes mostraram que havia muita coisa a ser feita, inclusive aprimorar a aerodinâmica.
.
Ao aparecer pela primeira vez em um GP (Inglaterra, 1974), o Maki F101 já exibia linhas bem mais convencionais. Não que tenha feito grande diferença: Ganley não conseguiu se classificar para a largada - fato que se repetiu nos outros sete GPs aos quais a Maki esteve presente. Além de Ganley, a Maki teve Tony Trimmer e Hiroshi Fushida. Também tentou resgatar Dave Walker, detentor de um feito único na história da Fórmula 1: não marcar sequer um ponto no mesmo campeonato em que seu companheiro de equipe conquistou o título mundial (Emerson Fittipaldi, Lotus, em 1972). A Maki inscreveu Walker para os GPs da Bélgica e Suécia de 1975, mas não compareceu a nenhum deles.

Marcadores: , , ,

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Um dos grandes problemas do Maki, pelo menos neste protótipo era o peso, pelo que já li sobre ele , o carro estava pelo menos uma centena de kilos mais pesado que o resto do grid, sua própria aparencia não denota nenhuma leveza.

abs

Filipe W

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 19:28:00 BRT  
Blogger Caíque Pereira. disse...

Esse carro, mesmo todo branco, aparenta um peso digo da F Truck, bem diferente do Kojima, que na realidade era um Tyrrel customizado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 19:35:00 BRT  
Blogger Caíque Pereira. disse...

Felipe,
Mesma opinião e olha que ontem conversamos sobre outros assuntos, mas nem tocamos nisso...

sábado, 3 de outubro de 2009 12:24:00 BRT  
Blogger Antonio Manoel disse...

Um a pergunta , aquele cara branquelo de jeans sem camiseta, do lado direito da foto, não é o Ricardo Divilla ??

sábado, 3 de outubro de 2009 20:23:00 BRT  
Blogger L-A. Pandini disse...

Antonio, parece muito com ele. É o jeitão do Divila, mas não acredito que seja ele. Em 1974, o Divila passou a maior parte do tempo no Brasil projetando o Fittipaldi FD 01. Em todo caso, se o Ricardo passar por aqui e puder confirmar, agradeço. Abraços! (LAP)

sábado, 3 de outubro de 2009 20:53:00 BRT  
Blogger Tohmé disse...

PAndini, parece realmente um sport protótipo recortado em linhas retas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 10:06:00 BRT  
Blogger Gustavo Lucena disse...

Pandini, veja esta notícia, eu não sei se apenas dou risadas ou se vou ao Rio de Janeiro para enfiar um sabugo de espiga no traseiro deste panaca.

O que você me aconselha?

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/outrascategorias/outras/2009/10/05/cesar+maia+pede+que+novo+autodromo+seja+primeira+obra+do+rio+2016+8744990.html

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 15:01:00 BRT  
Blogger L-A. Pandini disse...

Preclaro GL, Grão-Marquês de Natal

Favor dirigir-se imediatamente ao município do Rio de Janeiro, localizado no estado de mesmo nome, e, em nome de todos, proceder como sugerido por V. Sa.

Atenciosamente,

LAP, Conde de Santos

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 17:22:00 BRT  
Blogger Rianov Albinov disse...

http://f1nostalgia.blogspot.com/2009/10/obscuridades-luiz-alberto-pandini.html

Pandini, ta no ar o seu especial
;)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 23:33:00 BRT  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início

free counters