PandiniGP

Automobilismo, motociclismo, música, política, cinema, história... Este é um espaço para compartilhar ideias, opiniões, imagens, sonhos e loucuras. Divirta-se!

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista nascido em Santos - safra 1968 - e radicado em São Paulo desde 1985. Twitter: @pandinigp. "A única diferença entre um louco e eu é que eu não sou louco." (Salvador Dalí)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

LA MOSCA BLANCA - NÚMERO 44: OS CAMPEÕES CONTRA A CHUVA

Emerson Fittipaldi


Mario Andretti


James Hunt


Todas estas fotos são da edição de 1978 do International Trophy, tradicional prova extracampeonato disputada em Silverstone. Foram enviadas há algum tempo pelo Ricardo Divila, com comentários concisos: "Fotos raras... Difícil ver o Rato rodando... Mas não foi só ele".

Nesse dia, Silverstone foi inundada por um temporal que deixou a pista impraticável. Para os mais novos, boas referências são os GPs da Austrália de 1989 e 1991, disputados em Adelaide. Lembram daquilo? Em Silverstone estava muito pior. Além dos três campeões retratados acima, um outro, Niki Lauda, rodou e afundou seu Brabham em um lamaçal. A coisa estava tão feia que os tempos de volta da F1 foram mais lentos que os da F3, disputada na mesma data.

De todos eles, Emerson foi o único que se salvou: terminou em segundo lugar, atrás do surpreendente novato Keke Rosberg e seu Theodore. Apenas cinco carros terminaram a corrida.

Quem quiser ver mais pode entrar aqui. Reparem que as imagens estão erroneamente creditadas como "Race of the Champions", que era o nome de outra corrida extracampeonato, disputada em Brands Hatch.

Por que "La Mosca Blanca"? Clique aqui para saber.

10 Comentários:

Anonymous Beegola disse...

Teria sido esse resultado do Keke que levou os Fitti Brothers a contratar o finlandês em seguida?...

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 11:41:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

PANDINI,
ACORRIDA DE F3, DISPUTADA NO MESMO DIA, TEVE COMO VENCEDOR NELSON PIQUET. sE EU NÃO ESTOU ENGANADO O CHICO SERRA TAMBÉM SUBIU NO PODIUM.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 13:07:00 BRT  
Blogger Mauricio Morais disse...

Pandini, realmente é raro ver Emerson "atravessado".
Qual foi aquele GP onde todo mundo bateu numa curva, inclusive o FD 01, dava dó ver o Wilson tentando tirar o carro do monte de sucatas.
Me lembro do narrador falar que ele era o único chefe de equipe que estava no local.
Aí, de repente, passa Emerson fazendo a fatídica curva como se nada estivesse acontecendo.
Memórias imprecisas de um menino apaixonado por corridas.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 14:20:00 BRT  
Anonymous Lucas Carioli disse...

Que Lotus é este de Andretti?

Parece um modelo 79 mas também... não parece! Veja que diferente aquele santo-antônio.

Alguém sabe?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 14:43:00 BRT  
Blogger L-A. Pandini disse...

Bee: a contratação do Keke foi ligeiramente forçada. Ao comprar a equipe Wolf, os Fittipaldi receberam no "pacote" o contrato do finlandês, que precisava ser cumprido...

Anônimo, foi isso mesmo. Piquet venceu. Sobre Serra, não lembro do resultado dele.

Maurício, a corrida à qual você se refere é o GP da Inglaterra de 1975, também disputado em Silverstone. A diferença é que naquela ocasião a chuva foi repentina, enquanto em 1978 o temporal durou a corrida inteira.

Lucas, é realmente o Lotus 79. Esta corrida marcou a estréia do modelo. Ele recebeu algumas mudanças antes de estrear em um GP oficial e, ao longo da temporada, teve a pintura alterada (basicamente, alguns patrocinadores mudaram de lugar na carenagem). Abraços a todos. (LAP)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 14:55:00 BRT  
Blogger Saco de Gatos disse...

Eu tinha a Quatro Rodas com o relato dessa prova e o Emerson conta que rodou na altura da Abbey, por conta da aquaplanagem.
Se não me engano, quem chegou em terceiro foi Brett Lunger, com a McLaren M23 da BS-Fabrications e Tony Trimmer, com outro carro McLaren - não sei de qual equipe - foi o quarto. O outro piloto que terminou, não tenho a menor idéia.
Só o Keke e o Emerson terminaram as 40 voltas previstas.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 15:37:00 BRT  
Blogger Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Muito legal as fotos, as histórias e a dica do vídeo, grande LAP. Pena que ele acaba sendo um anti-clímax: na hora que o Emerson chega no ROsberg, faltando 1 volta e 1/4, e...

Coitus interruptus!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007 21:21:00 BRT  
Anonymous Café com F1 disse...

Pandini é história :-)
Muito legal relembrar estes momentos!
Abraços...

sexta-feira, 28 de setembro de 2007 07:24:00 BRT  
Anonymous walter disse...

O Keke era muito bom e essa vitória dele não era coincidência: vencer andando do Theodore, na frente do emerson, no melhor ano do Copersucar, não era à toa.
No GP da Inglaterra de 75, Emerson deu show e foi sua última vitória na F1.
Quanto à 'cara' da Lotus, também tem de diferente o fato de estar sem patrocínio, porque cigarros já estavam banidos na Inglaterra desde aquele tempo.

domingo, 30 de setembro de 2007 10:26:00 BRT  
Blogger Fleetmaster disse...

Belas fotos !!!!!

domingo, 30 de setembro de 2007 12:50:00 BRT  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início

free counters