PandiniGP

Automobilismo, motociclismo, música, política, cinema, história... Este é um espaço para compartilhar ideias, opiniões, imagens, sonhos e loucuras. Divirta-se!

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista nascido em Santos - safra 1968 - e radicado em São Paulo desde 1985. Twitter: @pandinigp. "A única diferença entre um louco e eu é que eu não sou louco." (Salvador Dalí)

domingo, 7 de maio de 2006

GILLES VILLENEUVE


Sábado, 8 de maio de 1982, véspera do GP da Bélgica. Eu tinha 14 anos incompletos e nessa época o treino classificatório não era transmitido pela TV. Fui para a praia (eu morava em Santos) e voltei a tempo de assistir o noticiário esportivo na hora do almoço.

Cheguei antes de o programa começar. Logo que entrei em casa minha irmã disse: "Tenho uma péssima notícia para você. O Gilles Villeneuve sofreu um acidente muito grave e está clinicamente morto". Chorei. Desaparecia um de meus pilotos preferidos - junto com Nelson Piquet, o que eu mais gostava na época.

Em 2002, lembrei os 20 anos da morte de Gilles com um especial sobre ele no GPtotal. Vale a pena acessar o site, entrar na área de "Especiais" e recordar a carreira do piloto canadense, que nunca conquistou um título mundial mas tornou-se um dos pilotos mais adorados de todos os tempos.

Confesso que neste 2006 a data ia passando em branco para mim. Um leitor do blog evocou a lembrança. Faço questão de agradecer-lhe por isto, mas infelizmente não tenho como dar o devido crédito: ele insiste em mandar seus posts como “anônimo”. Também insiste em abrir suas mensagens com um indefectível “você odeia Ayrton Senna”, o que não é verdade. Por essa razão apaguei seu post, que continha várias considerações interessantes.

Marcadores: , ,

8 Comentários:

Anonymous Luciano Balarotti disse...

Panda: eu tinha sete anos na época e lembro desse dia como uma das primeiras tristezas da minha vida, algo como quando o Brasil foi eleiminado na Copa no mesmo ano.

Gilles era inexplicável!

Abraço,

segunda-feira, 8 de maio de 2006 10:31:00 BRT  
Blogger kowalski disse...

Lista dos 5:
1-Piquet
2-Gilles Villeneuve
3-Fangio
4-Schumacher
5-Lauda

segunda-feira, 8 de maio de 2006 15:08:00 BRT  
Blogger kowalski disse...

Lista dos 5(que não são meus prediletos mas que são inegávelmente rápidos):
1-Senna
2-Clark
3-Stewart
4-Prost
5-Brabham

segunda-feira, 8 de maio de 2006 15:17:00 BRT  
Anonymous Wallace Michel disse...

Meu pai guardou por muitos anos a edição da revista Quadro Rodas que tinha uma reportagem sobre o acidente intitulada assim: Villeneuve errou. Pela última vez.

Não pelo título, mas pela foto que mostrava o corpo do Gilles ainda vivo, sendo arremessado contra as telas de proteção em alta velocidade. Infelizmente essa é uma das minhas memórias sobre corridas mais antigas, juntamente com o desempenho do mesmo Gilles no GP do Canadá em 1981 com o bico do carro totalmente destruído tampando sua visão.

segunda-feira, 8 de maio de 2006 18:04:00 BRT  
Blogger Lucas disse...

Eu nasci depois, em Novembro de 82. Mas por alguma razão, sempre senti por esse piloto mais carinho do que com qualquer outro piloto brasileiro, apenas como comparação.

Panda, na boa, recomendo que pare de mencionar Senna e Shumacher, o pessoal é muito ignorante e tão começando a pegar pesado.

Sobre o texto da petrobras e williams, não sei o que pensar. Poderia a Globo ter simplesmente omitido a informação? Sim. Poderia ter passado batido? Também. Como já escrevi antes, nem tudo nessa vida é planejado, muitas coisas são puro acaso.

Um filme interessante sobre isso é "Uma mente brilhante".

Ah, escreve mais no gepeto. Voce anda sumido! Queremos suas colunas de volta, nem que seja pra largar os cachorros na F1 atual!

Forte Abraço!

terça-feira, 9 de maio de 2006 17:01:00 BRT  
Blogger L-A. Pandini disse...

Lucas, seu conselho dá o que pensar. Mas sabe o que me preocupa? Eu nunca opus Senna X Schumacher! Minhas colunas e respostas a leitores propõem justamente que pode-se gostar de vários pilotos ao mesmo tempo, mesmo que um deles tenha preferência. Mas essa turma de... pessoas simplesmente não entende isso.

Obrigado pelo incentivo para escrever mais no GPto. Estou com umas cinco colunas prontas, preciso apenas lapidá-las. Mas cansei de meter o pau na F 1: creio que todo mundo já sabe o que eu acho desses regulamentos de m...rda. Prefiro destacar histórias legais do passado. É muito mais divertido.

terça-feira, 9 de maio de 2006 18:39:00 BRT  
Anonymous Wallace Michel disse...

Por falar nisso Panda, no dia 7 fez 14 anos do acidente no Nelson Piquet em Indianápolis. Graças a Deus ele continua aqui entre nós.

quarta-feira, 10 de maio de 2006 12:46:00 BRT  
Anonymous _rodrigo disse...

Eu era novo, tinha 5 anos e alguma coisa. Mas foi um dia marcante.

terça-feira, 16 de maio de 2006 02:14:00 BRT  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início

free counters